• SG

Verzani & Sandrini: Case de Sucesso de Limpeza Técnica na Renault do Brasil

A Verzani & Sandrini é referência nacional na gestão de facilities para limpeza e conservação, manutenção e segurança. Com mais de 40.000 funcionários, a empresa atua em indústrias, shoppings, hospitais, torres de escritório, condomínios e outros.


Complexo de Produção Renault do Brasil em São José dos Pinhais

Nas operações de facilities em indústrias é necessário um conhecimento técnico especializado para gerir os parques de equipamentos, maquinários e processos ligados às áreas de produção. A solução Verzani & Sandrini com o cliente Renault do Brasil é um case de referência neste segmento, aplicando o software da NAMOA para a digitalização e automação.


Na planta da Renault em São José dos Pinhais estão as fábricas de automóveis, de veículos comerciais, de motores e de injeção de alumínio; nessas quatro unidades industriais, a VERZANI & SANDRINI realiza o gerenciamento da limpeza técnica, a gestão de resíduos e a conservação convencional.


O que é a Limpeza Técnica?


A limpeza técnica é vital para a indústria automotiva, uma vez que uma parada da linha de produção pode ocorrer caso o serviço de limpeza e manutenção de algum equipamento não for satisfatória. Para garantir a não ocorrência de tais falhas, são necessários procedimentos técnicos com rigorosas programações, cada um deles com uma periodicidade específica. A execução de grande parte desses serviços só é possível em períodos em que as linhas de produção estão paradas: finais de semana, feriados e períodos noturnos. Após cada ciclo de limpeza, máquinas, robôs e áreas de pintura (paintshops) são entregues em perfeito estado para a produção.


O Desafio da Limpeza Técnica


Apenas na limpeza técnica são mais de mil rotinas diferentes realizadas nas quatro fábricas da Renault. Tanto a alta quantidade de serviços executados quanto a grande variação entre suas regras de recorrência eram complicadores para o controle pelas equipes. As execuções eram evidenciadas em papel e consolidadas pelas lideranças em planilhas. Todos os gráficos para apresentação ao cliente eram gerados manualmente com base em arquivos contendo milhares de dados. Não é de surpreender que a programação das atividades ocupava muitas horas de trabalho da equipe. A baixa rastreabilidade inerente à utilização do papel para rotinas e controles, bem como a difícil manutenção de todas as evidências de execuções arquivadas, muitas vezes não eram satisfatórias para responder aos questionamentos feitos pelo cliente antes da implementação do NAMOA.


Implementação do Software para Gestão da Limpeza Técnica


Com o objetivo de gerar eficiência operacional e garantir os processos de execução, foi implementada a ferramenta NAMOA.



“A NAMOA permite todo o controle da operação, eliminando o trabalho burocrático das lideranças e equipes. Consigo acompanhar em real time as atividades executadas e os alertas de atraso. Com isso, conseguimos focar totalmente no atendimento ao nosso cliente, que está ramificado nas diversas áreas da produção!” Edivaldo Siqueira, Coordenador VERZANI & SANDRINI na Renault.



Programação das atividades de Limpeza Técnica


No portal WEB da NAMOA são configuradas as rotinas e as regras de automação de forma customizada para cada cliente. No “programador de atividades” do NAMOA, a configuração das regras de frequência das rotinas atende às mais diversas variações de recorrência – combinações como “toda última terça-feira do mês a cada 2 meses” são possíveis – e permite escolher de que forma a regra se ajustará no caso de um feriado – a atividade deverá ser realizada apesar do feriado; ou ela ocorrerá no próximo dia útil; ou ainda a atividade deixará de acontecer.


Todo este trabalho de configuração para o projeto VERZANI & SANDRINI Renault foi realizado em poucas horas por meio de cadastro em massa – via upload de uma planilha de dados, onde constam, para cada rotina: a regra de periodicidade para a programação, a equipe de trabalho que será responsável por ela, e a instrução específica para a execução daquela atividade.


Execução das Rotinas de Limpeza Técnica


Concluídas as configurações das rotinas da VERZANI & SANDRINI nas quatro fábricas do complexo da Renault, foi realizado um breve treinamento e logo as equipes iniciaram os trabalhos. Hoje, é no aplicativo NAMOA que os operadores consultam as suas agendas de trabalho. Como o App também pode ser utilizado offline, os operadores podem realizar as rotinas mesmo em ambientes sem conexão à internet – durante todo o turno de trabalho –, dependendo de conexão ativa apenas para a atualização da agenda e para o envio das atividades realizadas durante o período.

Cada ativo, ambiente ou processo recebeu um número de identificação único no NAMOA – gravado em QR-Code ou NFC –, que permite que cada rotina realizada seja armazenada, juntamente com as informações e evidências coletadas.

Ao ler um QR-Code/NFC de um ambiente, o operador

  • é conduzido para a atividade planejada para aquele ambiente;

  • pode abrir um chamado sobre alguma ocorrência inesperada;

  • pode consultar o histórico das rotinas executadas naquele ambiente – caso necessite das informações coletadas numa rotina anterior – sem precisar procurar em arquivos de papel ou de computador.


Reporting


Hoje, durante as reuniões semanais da VERZANI & SANDRINI com a Renault, os resultados operacionais são apresentados no portal NAMOA e os questionamentos são também respondidos com consultas realizadas online.


“Durante todos estes anos a VERZANI & SANDRINI construiu uma relação de confiança muito grande com a Renault. Como responsável pela digitalização na região Sul do Brasil a parceria com a NAMOA vem nos ajudando muito para trazer inovação e resultados aos nossos clientes. Com a flexibilidade que as ferramentas NAMOA oferecem, a digitalização está se mostrando um movimento contínuo e perceptível ao cliente. Hoje atendemos todas rotinas operacionais e de manutenção também dos nossos ativos de maneira 100% digital. Rapidamente conseguimos incluir novos processos, como, por exemplo, os controles para atender os protocolos de saúde do COVID- 19. Hoje também temos uma visão em tempo real sobre estes processos e apresentamos os resultados nas reuniões semanais da Renault.”, diz Luis Muller, Gestor VERZANI & SANDRINI Região Sul.


+ Gestão Colaborativa de Incidentes


Através do NAMOA, foi aberto um canal de comunicação direto entre a VERZANI & SANDRINI e os colaboradores Renault para informar sobre a falta de itens de higiene ou outras ocorrências em um dado ambiente. “O número de chamados é baixo, o que confirma a qualidade dos serviços VERZANI & SANDRINI.” diz Edivaldo Siqueira, Coordenador de Operações VERZANI & SANDRINI. Ao notar um problema num dado ambiente, os colaboradores Renault utilizam o próprio celular para fazer a leitura da etiqueta QR-Code para abertura de chamados. Imediatamente, as equipes de atendimento são informadas através do App NAMOA.


Edivaldo Siqueira explica: “O objetivo da solução dos QR-Codes Colaborativos é tratar as exceções, pois um único caso de falta de álcool em gel pode causar uma insatisfação em cadeia nas pessoas que frequentam um certo ambiente. Por este motivo, tratamos estes casos de imediato e com SLA de atendimento.”. O chamado é todo rastreável no sistema NAMOA. Na finalização de seu atendimento, o Colaborador Renault é informado por e-mail. “A colaboração é essencial para a proteção e o bem-estar das pessoas”, finaliza Edivaldo Siqueira, Coordenador de Operações VERZANI & SANDRINI na Renault.


Namoa Inteligência Digital Ltda

+ 55 11 4314 - 9045     (devido às restrições COVID estamos atendendo somente pelo número abaixo)

+ 55 11 96187 - 2672   (utilizar este número)

 

Alameda Terracota, 185

Torre Park, Sala 815

Cerâmica - CEP 09531-190

São Caetano do Sul - SP - Brasil

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White YouTube Icon

© 2020 by Namoa.